segunda-feira, 24 de junho de 2013

Gravatas: divididas e borboletas



Guias de estilo para homens costumam ser categóricos e limitadores. Poucos aceitam que os padrões mudaram e acessórios, a exemplo das gravatas, possam ser usados de diferentes maneiras, com ou sem formalidade, a depender da ocasião e até do humor.
Desde que comecei a trabalhar com jornalismo, fazendo especialmente reportagens sobre política e apresentando telejornais, tive de me habituar a elas e iniciar uma coleção.
Sou do tipo que gosta dos tons mais sóbrios para ternos. Pra mim vale preto, marinho, vários tons de cinza e, vez ou outra, os pastel. Isso incluindo todo o hall de riscas e texturas, claro. Ainda assim, são poucas as opções de cor. E o jeito é variar a gravata pra não ter sempre a mesma cara.
Percebi há pouco mais de um ano uma tendência que não para de crescer e decidi acrescentar alguns modelos que gosto de chamar de “gravata balada” aos meu itens selecionados.
A rejeição na redação em que trabalho, da TV Tropical (Record), foi imediata. Mas, depois de muita insistência, alguns estão se acostumando. Afinal, até mesmo os jornais de bancada podem ter, hora ou outra, um certo despojamento. E é isso que eu tento fazer no tom do texto e na forma de me apresentar.



Para coroar esse post e também tentar minimizar os efeitos de uma possível gripe que chega nessa segunda-feira, separei esse modelo da Sergio K. para usar hoje. E aproveito para compartilhar outros dois modelos arrasadores: da Lanvin e da Yves Saint Laurent.


Clássico

Para quem gosta de mesclar tradicionalismo e modernidade, outra boa opção é investir na borboleta. Confesso que só me arrisquei duas vezes na vida, mas acho uma boa pegada. Isso se você não tem uma cara naturalmente geek, claro.
João Pimenta acaba de lançar uma mini coleção de entressafra - enquanto o verão não chega  - e mostra como é bacana misturar padrões. Ao lado tem um modelo da Paul Smith bem interessante. Apesar de a marca ser divertida, catei essa opção clássica pra oferecer outro tipo de inspiração.



Quem gosta de gravatas e não entende tanto pode começar a se aventurar por aqui, no site http://www.gravata.org/. Nele estão todos os tipos e mais os lenços foulard, considerados percussores de elegância e que também vão amarrados ao pescoço.

Nenhum comentário: