sábado, 22 de junho de 2013

Entregues a inversão



Quem são os estilistas que estão apostando na nova forma de misturar masculino e feminino? Sacamos alguns nomes gringos e marcas brasileiras que estão muito além das calças para elas, saias para eles e do que convencionou-se chamar de androginia na moda. Agora é a vez do militarismo para as mulheres e do animal print tomar conta da pele dos homens antenados. 

Até a cena underground cansou do preto básico. E foi com essa deixa que os animais mais exuberantes saltaram e tomaram conta da pele dos humanos que fazem da noite o cenário perfeito para lançar moda, nas mais altas rodas.
Um dos principais nomes desse circuito em Milão é o argentino Marcelo Burlon, que largou o frio da Patagônia para ser produtor de grandes marcas na Itália, tendo as portas abertas por Domenico Dolce e Ricardo Tisci, da Givenchy. Atuando também como DJ, fez festas e colaborou com grifes como Alexander McQueen, Chanel, Versace e Jil Sander.
Não abandonou, porém, sua inclinação para badalar e é criador da consagrada festa “Pink is punk”, com o estilo mais requintado e selvagem das ruas. Foi com base nessa experiência honesta de amor pela música e pela diversão que saíram alguns hits de sua coleção.
Burlon chegou à Itália no final dos anos 1990 e foi trabalhar como hostess em casas noturnas. Diz que viu os clubes envelhecerem enquanto ele e outros tantos serviam de seletores de porta. Era exigido um mix de moda e dinheiro dos frequentadores, o que terminou por envenenar o sistema cultural. E ele, com maestria, resolveu realizar um trabalho “sujo”, colocando dentro da roda pessoas realmente interessantes, que gritavam sua juventude.


Marcelo Burlon tem sempre 35 anos, cabelos pretos e barba cheia, olhos igualmente escuros e com brilho, nariz romano com piercing. É assumidamente gay e ama estampas de leopardo da Givenchy: sóbrias e sensuais.

Para heróis

Lee Sedman assina a direção de arte da novata Sons of heroes, que com apenas cinco coleções já ganhou muita gente de calibre que gosta e trabalha com música, como Rihanna e Justin Bieber, 2 Chainz e Wiz Khalifa.
Como o trabalho de Burlon, esse estilo contemporâneo de moda masculina explora o desejo selvagem e rebelde. A última coleção é tingida com a apresentação visual de David Bowie e seu alter ego, inventado na ebulição polícita de 1980: Ziggy Stardust.
Apesar das justaposições e da aparição de coletes e elementos mais soft, o estilo grunge mostra um animal difícil de ser domando. Leões, tigres, gorilas surgem digitalmente impressos em couro e malharia fina. A estampa zebrada obedece ao estilo tradicional ou pode aparecer encharcada de corante cor de rosa, num tom ácido de olhar e que garante fidelidade ao estilo punk da marca.
Marcas como a PRPS e a Leather Crown também mergulharam no universo instintivo e indomável para produzir peças marcantes, com spyke e mandíbulas ferozes.

Mulheres em marcha


Na principal passarela da moda brasileira, o São Paulo Fashion Week, a Ellus pisou firme no melhor estilo militar. Não abriu mão do camuflado – especialmente visto nessa estação em camisas e jaquetas –, mas inseriu outras importantes influências antes tidas como unicamente masculinas. Outro ponto importante: ousou colocar isso de maneira extremamente feminina, abusando do fetichismo.
Couro e vinil foram vistos em formas ora ajustadas ora quadradas. E foram combinados com um elemento extremamente poderoso  no jogo da sedução: o salto alto. Na verdade, no inverno, eles são altíssimos. E pedem amarrações firmes no tornozelo.


Aos seus pés

Um das apostas de Alexander McQueen – como de resto diversos outros grandes nomes do cenário mundial – é a volta das ankleboots, mais uma vez para provar que as passadas, como os gestos, exigem firmeza e atitude. Mas há contrapontos.
A japonesa Kenzo se associou a californiana Vans para projetar um animal print mesclado com a forte tendência do militarismo. Leon e Carol Lim, diretores da Kenzo, se inspiraram em animais encontrados nas florestas asiáticas, como o leopardo-nebuloso, e deram a sua pele uma espécie de camuflagem, em diferentes tons. Outras mistura de sucesso.  

*Matéria publicada na revista LivingFor.

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