terça-feira, 20 de maio de 2008

Bem de perto

Só tem duas coisas que eu odeio mais que inhame. Comer inhame pela manhã ou comer inhame com ovo frito pela manhã. Mas minha mãe chegou hoje no meu apartamento com duas rodelas generosas e o argumento de que ela e meu pai, que fazem o desjejum todos os dias com esse banquete, não pegam sequer gripe há tempos.
Ela deve estar vivendo uma parada alternativa. A medicina oriental é que vêm defendendo o inhame para fortificar os gânglios linfáticos, os postos avançados de defesa do sistema imunológico.
Por primeiro tive de me recompor do susto que foi vê-la se movimentando pela casa às sete da manhã, enquanto eu cantarolava pelo corredor dos quartos em direção à cozinha. Imaginava minha tapioca com queijo de coalho, bem amanteigada. Depois, fingi ter comprado aquela idéia de saúde e bem estar.
Dona Nize guarda uma técnica antiga. Quando ela sabe que a escalada vai ser difícil trata de vir munida com cordas, fitas tubulares, cordeletes de cinco milímetros de diâmetro, mosquetões com rosca, botas, costura e de quebra um regalo tipo uma bandejinha com fundo de azulejo pintado à mão da última viagem. É assim desde que eu dei meu primeiro berro. Ponto pra ela que tem conseguido me dobrar com tanta astúcia.
Inspecionou os ambientes mais cercanos como a área de serviço e a dispensa. Apontou falhas de limpeza e organização bem na frente de Lucimar e chegou a reclamar da quantidade de manteiga colocada na frigideira. Nesse aparte tive de concordar que se ela vem fazendo isso há pelo menos um mês eu já devo estar gozando meus últimos dias, com o colesterol aos picos.
Foi-se depois que eu sentei para começar a comer. Mas não sem antes anunciar sua chegada amanhã , quando virá para ensinar a fazer o melhor filé ao molho madeira que eu já provei, com não sei que quantidade de suco de laranja e vinho de uva syrah.
Que salada! Ou seria cilada? Sim, sim. Em todo caso, essa história vai continuar. E qualquer semelhança com o post anterior não é mera coincidência.

4 comentários:

glaucia reboucas disse...

fala p lucimar maneirar no óleo com meu mega almoço!!!

beijo, amore!!!
gláucia

Mme. S. disse...

Crico e Cia Ltda... estou gostando dessa saga. é divertido.

Anônimo disse...

Gostei da tua escrita despretensiosa Cristiano, faz-nos pensar no cotidiano de todos nós, ainda que por vezes o banalizemos, escrito por ti dessa forma parece conter um certo encantamento, afinal a beleza real está nas coisas simples.
Adentrei aqui através do Balaio Porreta do Moacy, via Bicho Esquisito da Sheyla...rsrsrs...com alguns entremeios acabei conhecendo e gostando muito de aqui estar. Parabéns pelo blog!

Unknown disse...

Oh, Glória! As visitas muito me alegram. Volte sempre por aqui. E se tiver também um espaço, aceito um convite.
Abs.