quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Porta do céu


Para fugir dos coffee shops da Holanda, onde a fumaça cinza encobre o olor dos cafés, bom mesmo é procurar uma cafeteria estrelada e bem mais perto das nuvens. E o Sky Lounge oferece isso e mais uma vista de tirar o fôlego. 

Bicicletas incessantes transitam pelas ruas planas e cercadas de prédios de quatro pavimentos. Durante o verão, sentar em qualquer cafeteria com mesas na calçada para ver esse frenesi de pedais e sinetas, alertando turistas desavisados a passar pela pista exclusiva para duas rodas, é um dos mais simples e deliciosos prazeres de Amsterdam. Mas, fugir desse cenário repetitivo pode ser um belo convite ao paraíso.
Onze andares acima do solo, o Sky Lounge oferece outro ponto de vista: o de uma incrível cidade cortada por canais, silenciosa e que se move em câmera lenta. O espaço fica na cobertura do Hilton DoubleTree e funciona todos os dias da semana, inclusive recebendo quem não é hóspede do hotel.
O serviço é de classe internacional, como a rede, e oferece uma carta completa, mas o último serviço de cozinha, independentemente do dia, é às 22h30. Portanto, se quiser provar qualquer das maravilhas preparadas além do bar, é preciso chegar cedo. De resto, saiba que os cafés são deliciosos e acompanhados de doces feitos por lá. Cada um vem com três pequenos pedaços, mas a reposição é livre. E impossível não pedir mais um.

 Além do capuccino com doce na medida, o macchiato latte tem a verdadeira espuma de leite. Bem manchado, como dizem os italianos e baristas. Aliás, foram esses profissionais que começaram a usar o termo passa assinalar quais xícaras continham a mistura, ao invés do expresso puro. E, claro, prepare-se para experimentar o melhor nougat da sua vida, de textura macia e recheado com noz, pistache, avelã e frutas cristalizadas.
Em tempos de céu aberto, bom mesmo é esquentar o corpo na parte externa do lounge. Durante o dia é possível observar o vai e vem das embarcações e, quando cai o sol, lâmpadas se acendem fazendo lembrar as quermesses que acontecem em muitas regiões do Brasil.
Dentro, dá pra perceber a tentativa de acolhimento do espaço. Apesar do pé direito alto, inclusive para ressaltar a amplitude do lugar, há dois espaços menores, nos cantos, com o mesmo capricho no mobiliário. O atendimento é outro ponto que faz qualquer um se sentir em casa. 

Nenhum comentário: